Produção de conteúdo: você sabe o que é e para que serve?

Produção de Conteúdos e Design Gráfico

Produção de conteúdo: você sabe o que é e para que serve?

A produção de conteúdo é uma estratégia que usa diferentes recursos para alcançar os mais variados públicos. 

Sendo assim, você pode usar artigos educativos, informativos, explicativos ou e-books com assuntos que atendam alguma necessidade do seu público-alvo, vídeos, podcast, entre outros. 

Escolher o formato ideal é um dos grandes desafios para quem deseja obter maior engajamento e assim se tornar uma marca referência no mercado. 

Prossiga com a leitura desse artigo para saber mais sobre esse assunto. 

Produção de conteúdo: entenda o que é na prática

Na prática, a produção de conteúdo consiste em oferecer informações relevantes em diferentes formatos e canais de comunicação com objetivo de atender uma necessidade do seu público. 

Por meio de ações contundentes e constantes, é possível atrair maior número de consumidores e assim se tornar uma autoridade em seu segmento de atuação. 

Conteúdos bem elaborados e diversificados auxiliam no processo de conquista de novos clientes e ainda contribui para a fidelização. 

Por serem informações gratuitas disponibilizadas na internet, o leitor começa a ver a sua marca com uma parceira, seja na solução de problemas ou na apresentação de informações relevantes. 

Portanto, podemos afirmar que a produção de conteúdos contribui para estreitar laços, fortalecer a imagem da marca diante do seu público e melhorar a reputação diante do mercado. 

Sendo assim, investir na variedade de formatos e plataformas de divulgação é uma das maneiras de potencializar o sucesso da sua marca. 

Tipos de conteúdo:

  • Artigos: são conteúdos sobre os mais variados assuntos, desde que estejam de acordo com o seu segmento e as informações atendam alguma necessidade do seu público-alvo. 
  • Infográficos: embora pareça que você produzirá uma imagem, as informações relativas a ela, são conteúdos que podem ser vastamente explorados para impactar o público-alvo; 
  • Vídeos: uma das grandes vantagens do vídeo é que ele prende a atenção do usuário e seu roteiro ainda pode ser transformado em artigo. Além disso, os cortes podem se tornar reels para movimentar as redes sociais da sua marca.
  • Imagens estáticas ou gifs: são conteúdos poderosos para engajamento, por isso, podem ser explorados, principalmente por quem atua em segmentos que exploram o visual, tais como moda, fotografia, vestuário, maquiagens, entre outros. 

Dicas para uma produção de conteúdo de sucesso

Invista sempre na qualidade dos conteúdos, independente de qual seja o formato e a plataforma utilizada. 

Embora você mesmo possa produzi-los, contar com a ajuda de profissionais fará toda a diferença no resultado. 

Ao terceirizar a produção, lembre-se de contratar especialistas para os diferentes tipos de conteúdo. 

Outra dica bastante relevante é sobre a organização de produção. Para ter sucesso é fundamental que você crie seus processos de pesquisa e criação dos conteúdos, além da periodicidade. 

Conheça seu público-alvo, pois assim você conseguirá produzir conteúdos que atendam suas necessidades. 

Para facilitar esse processo, você pode criar uma persona, ou seja, um perfil semi ficcional, do seu público. Use informações reais e idealizadas para chegar ao resultado esperado. 

Entender pelo menos o básico do SEO ou otimização para os mecanismos de busca é essencial para que seus conteúdos sejam bem posicionados. 

Eles precisam atender os principais critérios, norteará toda a produção de conteúdo, facilitando a obtenção de resultados por meio do tráfego orgânico. 

E por último, nunca se esqueça da CTA ou chamada para ação. Seja para dar like, se inscrever no canal do youtube, para receber newsletter, efetuar uma compra, baixar um ebook, visitar o seu blog com mais frequência ou contratar seus serviços.

Capriche na elaboração dessa parte do seu conteúdo. 

Conclusão

A produção de conteúdo é uma grande aliada para quem busca crescimento no mercado, mas ainda não tem recursos para investir em tráfego pago. 

Por isso, é preciso zelar pela qualidade e constância na divulgação das informações, seja qual for a mídia escolhida. 

Se você precisa de ajuda para produzir conteúdos relevantes e que gerem engajamento com o seu público, nós temos a solução para o seu negócio. 

A Bem Pontual Produção de Conteúdos é especializada na produção de artigos, copys, textos de apresentação para sites, legendas para redes sociais, entre outros formatos de conteúdos. 

Deixe sua produção sob a nossa responsabilidade e tenha muito mais tranquilidade para gerir sua marca. Somos especialistas. Entre em contato hoje mesmo.

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